CSA CEAFIM

Comunidade que Sustenta a Agricultura do Centro de Envolvimento Agroflorestal Filipe Moreira

Da cultura do preço para a cultura do apreço!

Carta de Princípios 

A Comunidade que Sustenta a Agricultura do Centro de Envolvimento Agroflorestal Filipe Moreira, (CSA CEAFIM), é uma iniciativa da sociedade civil organizada que conjuga dois grupos denominados “co-agricultores(as)” – da cidade de Curitiba (PR) – e agricultores(as) familiares – da cidade de Barra do Turvo (SP). A proposta da CSA é a construção de uma nova relação que incentiva o consumo consciente, a partilha do excedente e o pacto social solidário. A CSA visa incentivar o cultivo, aumentar a oferta e reduzir custos de alimentos agroecológicos/orgânicos/agroflorestais. Visa, especialmente, resgatar e valorizar uma atividade agrícola mais sustentável, que na CSA CEAFIM conta com o diferencial de promover a regeneração do solo e da vegetação, além do sequestro de carbono e da contribuição para o balanço hídrico do solo através da prática agroflorestal. 

Os membros da CSA CEAFIM comungam nos seguintes princípios e comprometem- se a respeitá-los e propagá-los: 

Produção no modelo agroecológico/orgânico e, na medida do possível, agroflorestal: É condição pétrea para a participação na CSA CEAFIM que os(as) agricultores(as) adotem um modelo agroecológico (produção orgânica, permacultural, agroflorestal etc.), que cumpram os preceitos de saúde integral do ser humano e de respeito ao meio ambiente. 

Compartilhamento de responsabilidades, riscos e benefícios: Os(as) co-gricultores(as) são responsáveis pelo financiamento antecipado da produção, comprometendo-se a pagar pontualmente a sua cota de participação, conforme o orçamento anual (ou semestral) acordado de forma solidária e participativa, assumindo os riscos e benefícios do investimento realizado. 

Assiduidade e qualidade na produção: Os(as) agricultores(as) comprometem-se a plantar, colher e entregar os alimentos regularmente, conforme a variedade, qualidade e periodicidade acordados previamente, levando-se em conta a sazonalidade e as forças da natureza. 

Relações de amizade e ajuda mútua: A CSA CEAFIM trabalha com relações humanas. Trata-se de uma “escultura social” baseada em práticas de comércio justo, economia solidária e soberania alimentar. Na medida em que se criem vínculos mais profundos e responsáveis com os(as) agricultores(as), os(as) co-agricultores(as) comprometem-se com o bem-estar e com a qualidade de vida daqueles que cultivam o alimento que chega à sua mesa, e contribuem para evitar comuns deslocamentos para fora do campo devido à falta de acesso a recursos econômicos. Nesse contexto de mutualidade, co-agricultores e agricultores pensam juntos, dialogam e planejam o cultivo e os produtos. 

Transparência, gestão participativa e preço justo: Contrariando a lógica capitalista do lucro, na CSA CEAFIM não há lugar para a exploração do trabalhador, nem para atravessadores. Agricultores(as) e co-agricultores(as) participam ativamente do planejamento (administrativo, financeiro, de produção e de logística), cabendo a cada co-agricultor(a) a inserção em um dos Grupos de Trabalho para a execução das atividades e tarefas necessárias ao funcionamento da CSA. 

Corresponsabilidade: Os(as) co-agricultores(as) devem estar dispostos a se corresponsabilizar pelas dificuldades inerentes ao funcionamento da CSA. Haverá corresponsabilidade, principalmente, na formação de um novo hábito de consumo que leve em conta a sazonalidade e a imprevisibilidade do modelo de atividade agrícola adotado, portanto certos produtos nem sempre estarão disponíveis na quantidade e constância desejada.

Mora em Curitiba e quer fazer parte da CSA CEAFIM?

O botão abaixo leva para um pequeno e simples formulário. Ao preenchê-lo e enviá-lo ficaremos sabendo do seu interesse e entraremos em contato =)
Quero fazer parte!

Conheça quem fez o Propulsão Local:
projetos equipe